Velto Silva

Poemas profundos e oriundos.

Textos

Há muito trabalho.
Realmente aqui em Portugal há muito trabalho, só não trabalha mesmo quem não quer!
Muita gente imigra para Portugal em busca de uma vida melhor e de uma oportunidade para trabalhar, o problema é que muitos, com exceções, claro, acham que vão chegar aqui e logo vão arranjar um emprego.
Você já parou para pensar qual é a diferença entre trabalho e emprego? Apesar dessas duas palavras serem utilizadas com o mesmo propósito, apresentam aspectos práticos distintos. Enquanto o trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, o emprego designa basicamente uma forma de adquirir renda. Não sabia dessa?
O trabalho tem relação direta com o estilo de vida do indivíduo: em quem ele hoje em dia e em quem deseja se tornar.
Já o emprego é uma atividade alienada em que o profissional atua por mera necessidade financeira, distante de algum tipo de apreciação.
Quando a sua busca é somente pela estabilidade financeira, então você quer um emprego. Nesse caso, a chance de acabar infeliz realizando tarefas que não trazem satisfação pessoal e profissional é maior. Essa situação pode resultar em cenários ruins como a estagnação na sua carreira e até mesmo na sua vida pessoal.
O trabalho nunca me assustou e acordar cedo para ir trabalhar muito menos, mas muitos imigrantes que chegam aqui não querem levantar cedo num frio de -2º graus negativos para ir fazer faxina ou para trabalhar nas obras entre 8 e 10 horas por dia por exemplo.
Hoje eu estava fazendo faxina na empresa aonde trabalho entra uma cliente e ficou olhando enquanto estava sendo atendida por um colega, após eu terminar a limpeza ela me pergunta: "Não queres ir fazer uma faxina em minha casa? Eu brinquei e disse: Sim desde que me pague bem, porque não?
Ela disse: Mas você afasta os móveis e limpa tudo mesmo do teto ao chão?
E eu disse sim!
Ela disse: Você limpa muito bem, quando podes ir a minha casa?
Ela estava falando sério e eu é que brinquei com a situação e lhe expliquei que não tinha tempo, mas se tivesse faria sem nenhum problema."
Outro dia eu estava limpando as vitrines passou uma pessoa conhecida na rua e disse: O que é isso? Você está baixando o nível de empresário para faxineiro?
Fui pesquisar a vida desta pessoa e vi que sempre teve empregos e é infeliz no que faz pois nunca trabalhou na vida, e é exatamente isso o que muitos querem, cair aqui de paraquedas já sentado numa cadeira de rodinhas num escritório com ar condicionado no calor e com aquecimento no frio.
Tem uns que ainda dizem: "Tenho nível superior e não tenho que me submeter a isto!"
Ora, então fique em seu país desempregado e não reclame da vida e a probabilidade desse tipo de gente ser um péssimo profissional na vida é gigantesca.
Velto Silva
Velto Silva
Enviado por Velto Silva em 20/10/2018
Alterado em 20/10/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras